Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)


  • O que é a Nota Fiscal Eletrônica?
  • A Nota Fiscal Eletrônica (também conhecida como NF-e) é um documento digital que é emitido e armazenado de forma eletrônica, e tem como objetivo documentar uma operação de venda e circulação de mercadorias. A validade da NF-e é garantida pela assinatura digital do emitente (por meio de um certificado digital, como por exemplo, e-CNPJ).
    Em outras palavras: Ao efetuar uma venda, não será necessário imprimir a famosa Nota Fiscal no formulário contínuo pré-impresso em 4 vias. Os dados desta NF-e serão transmitidos pela internet diretamente para o site da SEFAZ do estado do emitente, e, automaticamente, a SEFAZ irá autorizar, ou não, a emissão da NF-e. O contribuinte emitente somente poderá liberar a mercadoria para transporte somente se a NF-e for autorizada.
    Para o acompanhamento da mercadoria até o cliente comprador, pode ser impressa uma representação gráfica da NF-e, denominada DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). O DANFE não possui nenhuma validade fiscal, ele apenas possui a descrição das informações da operação de venda, e também a chave de acesso da NF-e. Este documento pode ser impresso em uma folha em branco, e em qualquer tipo de impressora gráfica (Jato de tinta, Laser, etc). Através desta chave de acesso é verificada a autenticidade da NF-e, podendo ser consultada no Portal da NF-e e também no site da SEFAZ do emitente.
    Maiores informações podem ser obtidas no site da Nota Fiscal Eletrônica, o endereço é www.nfe.fazenda.gov.br.

  • O software SIC emite Nota Fiscal Eletrônica?
  • Sim, no pacote de módulos adicionais SICWEB é possível emitir Nota Fiscal Eletrônica de venda de produtos. Também temos o módulo para emitir NFC-e.

  • Como emitir Nota Fiscal Eletrônica?
  • Se sua empresa já comprou o pacote de módulos adicionais SICWEB, é só configurar para emitir NF-e. Para fazer isso, basta seguir as instruções abaixo:

    1 - Atualizar o "Servidor SICWEB", para fazer isso, baixar e instalar somente no servidor o arquivo atualizaservidor.exe (este aquivo pode ser baixado no endereço www.sicnet.com.br/atualizar).
    2 - Atualizar todos os terminais, para fazer isso, baixar e instalar o arquivo www.sicweb.net.br/instalarpacotesicweb.exe.
    3 - Após instalar estas atualizações, verifique no servidor se a versão do "Servidor SICWEB" é 3.9, se for esta versão (ou versão superior), está correto, caso contrário, tente atualizar novamente.
    4 - Em algum terminal, abrir a pasta SICWEB que está na "Área de trabalho". Dentro desta pasta, clique no ícone "Nota Fiscal Eletrônica".
    5 - Após executar e colocar usuário e senha, clique no botão "Configurações".
    6 - Na tela de configuração, coloque os dados de SUA EMPRESA (veja o exemplo abaixo, com os dados da SICNET).

    Após fazer esta configuração, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica é idêntica ao processo de impressão de nota fiscal.

    ATENÇÃO: Para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e ou NFC-e), será necessário ter um CERTIFICADO DIGITAL tipo A1 ou A3, consulte o contador de sua empresa para mais informações. Recomendamos usar um certificado digital específico para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, clique aqui para mais informações.

    Maiores informações sobre a emissão de Nota Fiscal Eletrônica no pacote SICWEB, envie um e-mail para nfe@sicnet.com.br.

    Para comprar o pacote SICWEB, clique aqui se for um novo cliente, caso contrário entre em contato com nosso setor comercial, clique aqui para ver as formas de contato.