Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)


O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica (também conhecida como NF-e) é um documento digital que é emitido e armazenado de forma eletrônica, e tem como objetivo documentar uma operação de venda e circulação de mercadorias. A validade da NF-e é garantida pela assinatura digital do emitente (por meio de um certificado digital, como por exemplo, e-CNPJ). Em outras palavras: Ao efetuar uma venda, não será mais necessário usar um formulário contínuo pré-impresso em 4 vias. Na Nota Fiscal Eletrônica, os dados são transmitidos pela internet diretamente para o site da SEFAZ (Secretaria de Fazenda) do estado do emitente. Após a emissão, pode ser impressa uma representação gráfica da NF-e, denominada DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). O DANFE não possui nenhuma validade fiscal, ele apenas possui a descrição das informações da operação de venda, e também a chave de acesso da NF-e. Este documento pode ser impresso em uma folha em branco, em qualquer tipo de impressora gráfica (Jato de tinta, Laser, etc). Através da chave de acesso da NF-e, é verificada a sua autenticidade, podendo ser consultada no site www.nfe.fazenda.gov.br.

Para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, é necessário ter um CERTIFICADO DIGITAL tipo A1 ou A3, clique aqui para comprar.

O software SIC emite Nota Fiscal Eletrônica?

Sim, existem duas opções para emissão de NF-e:

  • Módulo adicional com recursos básicos: Esta opção é indicada apenas para empresas que efetuam vendas no varejo (dentro do estado), e não possui emissão de NF-e de entrada. Clique aqui para baixar uma versão demonstrativa.

  • Emissão no Pacote SICWEB com recursos avançados: Esta opção é indicada para empresas que efetuam vendas para fora do estado, além de emitir NF-e de entrada (somente devolução) e várias outras opções (não emite NF-e de importação/exportação). Como a emissão é feita no Pacote SICWEB, você terá muitos outros recursos além da emissão de NF-e, clique aqui para mais informações.


    Também temos o módulo para emitir NFC-e, clique aqui para mais informações.


    Retornar para o site da SICNET.