Orientações para utilização do software SIC em rede local


SOFTWARE

• O servidor deve ter preferencialmente o sistema operacional "Windows Server", mas funciona também com outras versões do windows. Caso utilize a versão 6.0, o servidor deve ser somente Windows 10 (64 bits) ou Windows 2019 server em português (Brasil).
• Recomendamos que o servidor seja dedicado somente para o software SIC. Se for necessário usar o servidor para outras funções, tenha MUITO cuidado, pois este computador não pode parar, nem ser reiniciado, portanto EVITE NAVEGAR NA INTERNET, VER E-MAIL ou gravar CD/DVD no servidor.
• Se estiver usando a versão antiga do software SIC, que funciona com banco de dados paradox (5.3 ou anterior), recomendamos que o endereço de IP seja fixo em todos os computadores da rede.

Clique aqui para obter instruções passo a passo para a instalação do software SIC em rede.


HARDWARE - Leia somente se estiver usando a versão antiga do software SIC, que funciona com banco de dados paradox (5.3 ou anterior)

• Para conexão dos computadores em rede utilizar SOMENTE cabo. ATÉ A VERSÃO 5.3, O SOFTWARE SIC NÃO FUNCIONA DE FORMA SEGURA EM REDE SEM FIO! Para rede sem fio, usar somente a nova versão 6.0 do software SIC (mais informações em www.sic6.com.br).
• O switch ou roteador devem ser de boa qualidade, sempre com velocidade de 1 Gigabit. Caso algum computador não esteja conectado na velocidade de 1 Gigabit, trocar o cabo, conector ou placa de rede, caso continue não funcionando nesta velocidade, passar o cabo por outro local (pode estar ocorrendo interferencia). Não recomendamos o uso de equipamentos das marcas Dlink ou TPLink, pois tem apresentando muitos problemas.
• Colocar os cabos de rede em canaletas, separados dos cabos de energia elétrica e telefonia. Nunca deixar cabos, de qualquer origem, dobrados ou expostos.
• É INDISPENSÁVEL ter no-break em todos os computadores da rede, pois se ocorrer queda de energia, você pode ter problema no banco de dados, e poderá perder dados. Se estiver usando a versão 6.0 do software SIC, pode colocar o no-break somente no servidor.

Os seguintes cuidados devem ser tomados por usuários leigos, no uso diário do computador com o software SIC:

• Orientar todos os usuários do software SIC a sempre desligar o computador pela opção correta (Menu "Iniciar/Desligar") e nunca "resetar" o computador com o programa aberto. É INDISPENSÁVEL ENCERRAR O WINDOWS CORRETAMENTE. Se não encontrar a opção para desligar o computador, teclar simultâneamente "ALT+F4" várias vezes até aparecer a opção para desligar. Caso use notebook, antes de fechar a tampa ou desligar, encerre o software SIC.
• Orientar a pessoa responsável por desligar o servidor que ele somente pode ser desligado quando todos os outros computadores da rede estiverem desligados. O ideal é que o servidor nunca seja desligado.
• Observar se algum computador começar a travar com frequência, provavelmente é algum problema no sistema operacional, no hardware (aquecimento, memória, etc) ou vírus. Nesses casos, o usuário também deve ser orientado a tentar desligar o computador pela opção correta (Menu “Iniciar” do windows). Recomendamos que seja reinstalado o Windows neste computador (usar a opção de "restauração do sistema" para fazer uma restauração de fábrica).

ATENÇÃO - MUITO IMPORTANTE:
A nova versão 6.0 do software SIC é muito mais segura para utilização em rede, pois utiliza o banco de dados MICROSOFT SQL SERVER, não sendo necessário todos os computadores da rede seguirem todos os procedimentos descritos acima. Para mais informações sobre esta nova versão, acesse o site www.sic6.com.br