SICNET
Atualização do software SIC para versão 6.0

A SICNET criou uma nova versão do software SIC, com muitas melhorias, sendo a principal delas a mudança do banco de dados, que passa a ser o Microsoft SQL Server, por ser mais estável e seguro para utilização em rede (sem limite de usuários), e também poder armazenar os dados na "nuvem" (opcional).

ATENÇÃO: Antes de atualizar, é importante saber que após fazer esta atualização não será possível voltar a usar a versão 5.3 ou anterior. Se sua empresa usa o Pacote SICWEB, módulo ETIQUETAS, MULTILOJA e módulo PDV (atalho VENDAS), não será mais possível utilizá-los (com exceção do módulo WEB, que já funciona com banco de dados SQL Server). Recursos existentes nas versões anteriores serão migrados o mais breve possível para esta nova versão, mas não temos uma previsão de quando serão migrados e nem podemos garantir que todos os recursos serão migrados.

ESTA ATUALIZAÇÃO É OPCIONAL E GRATUITA!

Para atualizar, se você não colocar o banco de dados na "nuvem", é necessário que o computador SERVIDOR tenha um dos seguintes sistemas operacionais:

- WINDOWS 10 (qualquer edição, desde que seja 64 BITS)
- WINDOWS SERVER (2016 ou 2019 em português-br)
- Linux Ubuntu (consulte o site da Microsoft para instalar o SQL SERVER no Linux)

SOMENTE O SERVIDOR precisa ter uma destas versões do windows. Outros computadores, que não sejam o servidor, podem ter qualquer versão do windows (Windows 7, etc), 32 ou 64 bits.

Também é necessário ter a versão 5.2.65 (ou 5.3) do software SIC instalada no servidor, se sua versão é inferior, basta adquirir uma atualização no site www.sicnet.com.br/atualizar/sic5

O processo de atualização é simples, basta executar os seguintes passos:


  • SE UTILIZA O SOFTWARE EM SOMENTE UM COMPUTADOR (NÃO TEM REDE) OU VAI USAR UM SERVIDOR NA "NUVEM":
  • 1 - Baixar o software para transferir os dados da versão anterior (com banco de dados paradox) para o banco de dados SQL Server. Endereço para baixar: www.sicnet.com.br/transferirdados

    2 - Instalar o software de transferência, lendo com atenção o tipo de instalação.

    3 - Executar o software de transferência e aguardar até o final da transferência. Nesta etapa será criado o banco de dados SICNET no SQL Server, e os dados da versão antiga serão transferidos para a nova versão.

    4 - Baixar e instalar a nova versão 6.0 do software SIC, selecionando a opção "Instalação no servidor" (ou "Terminal" se o servidor estiver na "nuvem"). Endereço para baixar:
    www.sicnet.com.br/sic6/instalarsic6.exe


  • SE UTILIZA O SOFTWARE EM VÁRIOS COMPUTADORES (REDE) E O SERVIDOR NÃO FICARÁ NA "NUVEM":
  • A instalação do software em rede é bem mais simples que a antiga versão do software SIC, basta executar os seguintes passos:

    1 - DESLIGAR TODOS OS COMPUTADORES. Ligar somente o computador que é o servidor.

    2 - Baixar SOMENTE NO SERVIDOR o software para transferir os dados da versão anterior (com banco de dados paradox) para o banco de dados SQL Server. Endereço para baixar: www.sicnet.com.br/transferirdados

    3 - Instalar o software de transferência SOMENTE NO SERVIDOR, selecionando a opção "Este computador será o servidor".

    4 - Executar o software de transferência e aguardar até o final da transferência. Nesta etapa será criado o banco de dados SICNET no SQL Server, e os dados da versão antiga serão transferidos para a nova versão.

    5 - Baixar e instalar a nova versão 6.0 do software SIC, selecionando a opção "Instalação no servidor". Endereço para baixar:
    www.sicnet.com.br/sic6/instalarsic6.exe

    6 - Executar a nova versão 6.0 do software SIC no servidor. Clicar no menu "Configuração" e selecionar "Rede". Na tela que será exibida, crie um usuário e senha para usar na instalação do software em outros computadores (leia com atenção as mensagens que serão exibidas na tela). Será gravado na "área de trabalho" do servidor um arquivo chamado "Dados do servidor.txt" contendo os dados para instalar o software em outros computadores (terminais). Por segurança, ninguém pode ter acesso aos dados que estão neste arquivo. Não é necessário criar vários usuários, o mesmo usuário pode ser usado para todos os computadores. Cuidado para não confundir estes dados com o usuário e senha que você sempre usou para acessar o software, são coisas distintas.

    7 - Ligue os outros computadores da rede, um de cada vez. Instalar o software SIC 6.0 no computador que deseja usar na rede (terminal), selecionando a opção "Instalação no terminal". O endereço para baixar é o mesmo que você usou para baixar no servidor:
    www.sicnet.com.br/sic6/instalarsic6.exe

    8 - Executar o software SIC neste computador (terminal), na tela que será exibida (Conexão ao banco de dados), colocar os dados que estão no arquivo "Dados do servidor.txt".


    Se sua empresa emite algum documento fiscal (DF-e), baixar o respectivo módulo emissor e instalar (não precisa baixar todos, baixe somente o que a sua empresa usa):

    NF-e (Nota Fiscal Eletrônica, módulo NF-e versão 5.0): www.sicnet.com.br/nfe/instalarnfe5.exe

    NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, módulo NFC-e versão 2.0): www.sicnet.com.br/nfce/instalarnfce2.exe

    CF-e-SAT (Apenas para empresas localizadas no estado de São Paulo, módulo CF-e 2.0): www.sicnet.com.br/cfe/instalarcfe2.exe


    ATENÇÃO:

    - Após executar todos os módulos necessários e testar todas as opções, desinstalar de todos os computadores a versão antiga e todos os módulos adicionais, para evitar problemas que podem surgir caso se use a versão antiga e nova ao mesmo tempo, pois isso não pode ser feito, porque os dados devem ser mantidos em apenas um banco de dados (SQL Server).

    - A instalação do software é muito mais simples e rápida quando se usa o banco de dados na "nuvem". Caso queira ter o banco de dados na "nuvem", recomendamos o serviço da própria Microsoft para hospedagem, o Azure. Os módulos de emissão de DF-e (Documento Fiscal Eletrônico: NF-e, NFC-e ou CF-e-SAT) fazem a venda e emissão da nota/cupom muito rápida, mesmo com o banco de dados na nuvem. Porém, outras funções do sistema podem ficar mais lentas. Faça um teste, crie uma conta no Azure acessando o site azure.microsoft.com/pt-br/free (grátis por 30 dias). Podemos te ajudar a criar esta conta no Azure, entre em contato com um analista da SICNET enviando e-mail para sic6@sicnet.com.br (serviço adicional cobrado a parte). Existem também empresas de hospedagem de sites que disponibilizam banco de dados SQL Server, porém é mais caro, e tem menos espaço em disco, além de não ser tão confiável quanto o Azure que é da própria empresa que criou o SQL Server (Microsoft).

    Vantagens de ter o banco de dados na nuvem:

  • Não é necessário fazer backup diariamente;
  • Não é necessário ter um servidor próprio, evitando gastos com a compra e manutenção dos equipamentos (computador e no-break);
  • O banco de dados fica disponível 24 horas;
  • O software pode ser usado em qualquer local que tenha internet
  • Caso esteja hospedado no Azure, podem ser criadas regras de firewall que permitem somente determinados endereços de IP acessarem (opcional);
  • O risco de perder os dados fica reduzido a quase zero, pois utiliza a estrutura super segura e confiável da Microsoft (veja mais no site azure.microsoft.com/pt-br/global-infrastructure);
  • O valor cobrado no Azure é muito baixo, podendo ser criado um banco de dados básico com até 2GB de espaço, com custo médio de apenas R$30,00 por mês (não garantimos este valor, pois não é cobrado pela SICNET).
  • Desvantagens de ter o banco de dados na nuvem:

  • O software vai funcionar somente se houver uma conexão com a internet;
  • Algumas opções do sistema podem ficar lentas;
  • - Se preferir usar um servidor local e quiser mais informações sobre a edição do SQL SERVER que será instalada (Express), clique aqui.


    Microsoft, Windows, Windows Server, SQL Server e Azure são marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países/regiões.